4.º encontro – As políticas europeias e a crise económica

O quarto encontro, realizado no âmbito do projeto de geminação de Manteigas e Torre de’Passeri, aconteceu de 19 a 21 de abril de 2017, teve, como eixo central, a realização da conferência “As políticas europeias e a crise económica”, no Auditório do Centro Cívico de Manteigas, com o objetivo de oferecer aos participantes a oportunidade de discutir sobre a eficácia das políticas europeias, destinadas a combater a crise económica e seu impacto nos pequenos centros. Como preletores, destacam-se o senhor Professor Doutor António Fernandes de Matos, docente da Universidade da Beira Interior, e o senhor Giovani Mancini, vice-Presidente da Câmara Municipal de Torre de’Passeri”.

Durante a conferência, intervieram igualmente Giovani Mangino do “Clube Alpino Italiano”, Assunta Ascenzo da “Associazione “Ci paice Torre”, e Marie Christine Plumejeaud, em representação da AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela.

Do programa do encontro, destacam-se a realização de uma caminhada de Sameiro ao Ski Parque, a visita ao CIVGLAZ – Centro Interpretativo do Vale Glaciar e ao próprio Vale Glaciar e ao Covão d’Ametade. Destaca-se, ainda, a realização de um café concerto, no Ninho de Empresas de Manteigas, organizado pela ACTIVA – Associação de Artes e Património de Manteigas, entidade parceira do projeto de geminação.

Embora não fazendo parte do programa, os visitantes tiveram a oportunidade de ver e viver o ambiente salutar e desportivo do Estrela Grande Trail que decorrer nesse fim de semana.

Documentos anexos