1.º encontro – Memória europeia comum para um futuro compartilhado

O primeiro encontro, realizado no âmbito do projeto de geminação de Manteigas e Torre de’Passeri, aconteceu de 28 a 30 de abril de 2017 e teve, como eixo central, a realização da conferência “Memória europeia comum para um futuro partilhado” e a assinatura do “Juramento para a fraternidade europeu” pelos dois senhores presidentes das Câmaras Municipais de Manteigas e Torre de’Passeri, José Manuel Biscaia e Piero Di Giulio, respetivamente.

No Auditório do Centro Cívico de Manteigas, a conferência, que iniciou com apresentações audiovisuais dos dois municípios, destacou a importância da memória histórica para a construção de uma identidade civil e cultural europeia. Como preletores, destacam-se o senhor Adriano Amorosi, coordenador do projeto de geminação, o senhor João Matos, pelo Município de Manteigas, e o senhor Giovani Mancini, pela “Comuna de Torre de’Passeri”.

Do programa do encontro, realçam-se a receção da comitiva italiana pelos membros do Executivo Camarário e Assembleia Municipal, no salão Nobre dos Paços do Município, a visita a alguns dos principais pontos turísticos do Concelho de Manteigas, Poço do Inferno e Vale Glaciar, a atuação do Grupo de Coral, no final da conferência, o jantar oficial que se seguiu e que reuniu os membros da comitiva italiana e os parceiros do projeto de geminação e, finalmente, a visita as unidades fabris Ecolã e Burel Factory.

Documentos anexos