2.º encontro – Apoio humanitário e voluntariado para a coesão social

O segundo encontro, realizado no âmbito do projeto de geminação de Manteigas e Torre de’Passeri, aconteceu de 5 a 7 de maio de 2017, teve como eixo central a realização, no Ninho de Empresas de Manteigas, do seminário “Apoio humanitário e voluntariado para a coesão social”.

No seminário, cuja principal temática remeteu para o necessário fortalecimento da coesão social e do espírito de solidariedade na Europa, usaram da palavra: Ana Paula Santos, pelo Município de Manteigas, que expôs o conjunto de apoios municipais de cariz social, Ana Luísa Gomes, pelo Projeto +Social, que caracterizou as principais IPSS’s do Concelho de Manteigas, assim como a prática voluntariado em cada instituição, Manuela Di Cecco e Romano Sarro, pela Comuna de Torre de’Passeri”, Franco di Giulio, pela Universidade da Terceira Idade, e Agostino Cappeletti, pela “Croce Rossa Italiana”. O seminário encerrou com a atuação do Ensemble de flautas da Associação Recreativa Filarmónica Popular Manteiguense – Música Nova.

Do programa do encontro, destacam-se ainda as visitas às instalações dos Bombeiros Voluntários de Manteigas, Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração, Instituto de São Miguel – Instituto de Educação Infantil e AFACIDASE – Associação de Familiares e Amigos do Cidadão com Dificuldades de Adaptação da Serra da Estrela. Além disso, hastearam-se as bandeiras dos dois países, nos Paços do Município e deu-se a conhecer, à comitiva italiana, a Rota Judaica que contém marcas simbólicas da história criptojudaica do Concelho.

Documentos anexos